domingo, 25 de janeiro de 2009

O QUE É A CASA DA JUVENTUDE DE MOSSORÓ

Somos uma casa de assessoria que é destinada a juventude de mossoró. Somos uma entidade civil, de direito privado e sem fins econômicos, onde nossa missão é cooperar com a rapida e efetivação de politicas publicas para a juventude e a inserção do jovem no mercado de trabalho. A CAJUMOS oferece um serviço especializado sobre juventude, num acompanhamento a grupos comunitários e organizações juvenis, possibilitando ações de prevenção primária junto aos/as jovens, tendo em vista seu engajamento e compromisso na construção da cidadania e na ampliação dos direitos juvenis. Seu princípio norteador é a formação integral, trabalhando a partir das dimensões da pessoa.

MISSÃO DA CASA DA JUVENTUDE

*Assumir ações diretas de enfrentamento das situações de exclusão que atingem adolescentes e jovens, no desejo de uma maior aproximação e compromisso com os/as mesmos, a fim de melhor compreender suas demandas.
*Atuar junto aos/às adolescentes e jovens, que estão em constante processo de empobrecimento, para viabilizar sua qualificação profissional- obstáculo de acesso ao mercado de trabalho- atenta às novas exigências no campo da educação.
*Priorizar a formação de agentes multiplicadores/as, mantendo sempre um caráter educativo nas ações multiplicadoras que se destinam aos/às jovens excluídos de comunidades pobres, privados/as de oportunidades na vida.
*Garantir o protagonismo juvenil, no processo de sua formação, conquista e ampliação de direitos, para a universalização das garantias legais que já lhes acobertam, embora ainda não sejam plenamente efetivadas
.

A NOSSA METODOLOGIA

A formação integral e processual é uma dimensão consolidada da Casa da Juventude, sendo eixo estruturante de todas as suas atividades. Para garantir a eficácia do processo e uma prestação de serviços de qualidade à juventude, a CAJUMOS conta com recursos humanos qualificados tecnicamente e comprometidos com os/as jovens, especialmente os/as excluídos.
Tendo como meta a emancipação destes segmentos, a Casa da Juventude desenvolve ações que priorizam a cidadania juvenil, criando condições para que os/as jovens percebam o contexto social em que vivem e busquem formas de superação das situações indignas e desumanas que tiram dos/as mesmos a possibilidade de usufruírem direitos legalmente garantidos
Por acreditar no potencial dos/as jovens e reconhecer que a juventude é vítima da deficiência dos serviços públicos, a CAJUMOS procura orientar seu público para que reivindique seus direitos e ocupe espaços públicos de negociação, exercendo o dever de participar e colocando suas demandas para que se tornem agenda de governo.
Através da proposta de formação integral da CAJUMOS, os/as jovens acabam por adquirir informações que os impulsionam a agir, recusando qualquer forma de dominação e estabelecendo relações democráticas e plurais de defesa da própria vida e da vida dos/as outros, constituindo assim, um ser pleno e emancipado, capaz de romper estruturas e de provocar mudanças.
A proposta de formação da CAJUMOS procura subsidiar estes/as jovens nos seus processos e lutas. Para isso, fundamenta sua prática em princípios de justiça e solidariedade, numa perspectiva ecumênica, tendo a vida como valor maior. A partir daí, procura despertar os/as jovens para os valores presentes na família, na comunidade e no engajamento social. A principal missão deste Centro de Juventude é a preparação de jovens para o exercício da cidadania, despertando o desejo pela militância em diferentes espaços sociais e políticos.
A contribuição dada pela Casa da Juventude, no que se refere à formação da juventude, é uma referência pioneira na cidade de Mossoró e que serve para todos que desejam ou têm o papel de implementar políticas públicas destinadas aos/as jovens. O desdobramento do trabalho da CAJU se dá através das áreas da Metodologia, Psicologia, Sócio-política, Comunicação e Arte e também da cultura, considerando as realidades dos/as jovens e a busca por oportunidade de trabalho, estudo, lazer e, para que eles acessem seus direitos e tenham seu lugar na sociedade.


Um comentário:

Fabiano Brito disse...

Olá,
Acho muito interessante essa iniciativa!!!
Há quase três anos trabalho com grupo de Jovens e sei muito bem como é difícil a aceitação dos jovens pela sociedade, pois também sou jovem e vejo essa realidade de perto. No decorrer desses anos já conseguimos muito, dentro da Igreja, e percebemos que também temos o importante papel de mostrar os caminhas, da vida social a juventude. E acho que através deste blog ficaremos mais informados.
Espero que esse blog seja meio de informação para o total sucesso desse grande projeto social.
Abraços a todos